A criaçăo do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) foi possível devido ŕ fusăo que envolveu tręs grandes Instituiçőes Federais de Ensino com culturas, características e histórias diversificadas - CEFET Bambui, CEFET Ouro Preto e EAF Săo Joăo Evangelista. O modelo de gestăo adotado, ŕquela época, trouxe várias discussőes entre os gestores envolvidos no processo, bem como, refletiu na comunidade escolar de cada instituiçăo transformada em campus. Esta pesquisa mostra a breve história dessas instituiçőes envolvidas e o processo de gestăo de cada uma, antes e depois da transformaçăo em IFMG. Na sequęncia, serăo apresentadas as vantagens e desvantagens que o modelo de gestăo adotado gerou para cada unidade. O trabalho foi possível graças aos documentos disponibilizados para pesquisa da história e ŕs entrevistas concedidas por servidores que participaram direta ou indiretamente desse processo de criaçăo. A fundamentaçăo teórica traz os conceitos de centralizaçăo, descentralizaçăo e desconcentraçăo que nortearam toda a pesquisa.